quinta-feira, 13 de março de 2014

Os vários filhos de Francisco

O Papa Francisco não tem filhos biológicos, claro, não há nenhuma bomba na imprensa a respeito, e todos sabemos que os oficiais religiosos católicos romanos fazem votos de manterem-se castos para sempre.

Mas o atual papa, o argentino de 77 anos Jorge Mario Bergoglio, deve chamar muitos de "meu filho", e certamente a esmagadora maioria gosta sobremaneira da comenda.

E o papa é realmente um cara muito legal. Hoje completa 1 ano de papado. Nesse um ano imprimiu seu ritmo. 

Não tem se omitido nos casos de má conduta com recursos do Vaticano, nem nos de padres pedófilos que se avolumaram em alguns países. Ou seja, combateu crimes dentro de casa, e fez muitíssimo bem.

Foi simpático, acessível, humilde e humano (o que de fato ele é!) com todos, sem exceção.

Embora ainda sobrando muita pompa e circunstância em torno de suas aparições, em casa ou fora dela, Bergoglio tem rejeitado algumas frescuras, como poltronas fantásticas em eventos, e carros e hotéis de luxo em suas viagens (aliás usou carros simples, e hospedagens mais simples ainda). Bem diferente de seus últimos dois antecessores, excessivamente conservadores e mantenedores da exibição de riqueza áurea e exuberância material. 

Francisco parece não se importar muito com a estética das aparências (embora haja ainda bastante ostentação), e no campo das discussões de tradições mais antigas no setor comportamental, está quebrando os paradigmas mantidos/impostos por seus últimos antecessores. Fala de planejamento familiar, divórcio, e sacerdócio feminino com desenvoltura.

E o legal é que o grande cardinalato da igreja católica deve estar curtindo essa onda, pois sabia que o cara era desse jeito, e mesmo assim votou nele! Parabéns a todos, cardeais eleitores, e papa eleito!

Não desejo ser um filho de Francisco, beijar um dia sua mão, nem achar que ela sobre minha cabeça me conferiria alguma graça, benção ou poder, nada disso! Embora também seja cristão, não sou católico, sou o atual 'evangélico' (mas gosto muito mais dos apelidos de antes, 'crente' ou 'protestante'...). 

E sou fã de Francisco. Às estrelas evangélicas de meu país, como o destemperado e arrogante Silas Malafia, ou seus colegas ícones neo-pentecostais de reputação mega-duvidosa, preferiria receber com imenso prazer em minha casa para um jantar um cara como o senhor Bergoglio. Os outros citados neste parágrafo jamais poriam o pé em minha residência.

Parabéns Francisco por seu primeiro aniversário no cargo, e por ser a pessoa que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário