sexta-feira, 7 de março de 2014

O vampiro, o capeta e o bambi

O nome Vampeta, do ex-jogador de futebol, é uma combinação de vampiro e capeta. Coisa provavelmente de seus colegas adolescentes, que a vítima do apelido adotou também para a carreira futebolística - e fez bem, ficou sem xará, reinou sozinho.

Bambi é o veado do desenho, que Vampeta disse há alguns anos, quando ainda jogava no Corinthians, genericamente poderia se apelidar os torcedores do rival São Paulo - claro, aludindo que eles seriam homossexuais. Naturalmente, a alcunha buscava depreciar os outros torcedores.

A brincadeira pegou, se propagou. Hoje Vampeta comanda um time em SP chamado Audax. Eles acabaram de jogar contra o São Paulo - que goleou - e felizmente os acéfalos torcedores organizados tricolores perderam a oportunidade e não praticaram qualquer violência.

Vampeta inventou esse rótulo bobo, pois a sociedade considera homossexualismo vexaminoso, depreciativo. Sua brincadeira politicamente incorretíssima, revela todo o preconceito contra a orientação afetiva dos outros, e pode a qualquer momento gerar gozações e reações exarcebadas na torcida "ofendida", não difícil de se imaginar chegando a agressões e até assassinatos, como se vê por aí.

Ironicamente, os casos de homoafetividade mais célebres ocorridos no esporte bretão no Brasil foram protagonizados justamente pelos atletas corintianos Ronaldo (amigo de Vampeta, que ficou exposto ao ter sido revelado barraco com três travestis num quarto de motel) e Émerson (que deixou-se fotografar dando um selinho num amigo). Nada contra ambos, não fizeram mal a ningúem, não praticaram nenhuma contravenção.

No basquete, no vôlei, e em algumas outras modalidas do esporte coletivo ou individual, no Brasil e no exterior,  atletas tem revelado sua homossexualidade. No futebol, isso não rola nem que a vaca tussa.

Ninguém deveria precisar revelar sua homossexualidade, nem sua heterossexualidade. Isso não interessa a ninguém, a não ser aos seres humanos inferiores que patrulham genitais e corações alheios.

Aos que revelaram ser homossexuais, e devem tê-lo feito por alguma motivação, deixemos a tais pessoas nossos respeitos. 

Vampeta não deveria brincar com esse tema ou "acusar" outros de serem homossexuais, e assim flertar com a homofobia.

Antes de ontem, seu time de futebol perdeu. Desde que ele soltou aquela idiotice contra os adversários, todos perderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário