quinta-feira, 3 de abril de 2014

50 anos do início da Ditadura Militar brasileira - 4

Assisti há pouco o documentário chamado "Brazil, a Report on Torture", filmado em 1971, ano aliás em que este revoltado, ora escrevendo, nasceu.

Gravado no Chile (pelo renomado documentarista norte-americano Saul Landau) logo após a chegada de 70 presos políticos brasileiros trocados pelo embaixador suíço sequestrado pelos resitentes clandestinos, é um documentário pesado. Mas vale a pena assistir, Dura pouco menos de 1 hora.

Desses 70 sortudos sobreviventes dentre os 30 mil presos e torturados, e dentre os mais de mil mortos, há uns 10 que falam e dão declarações absolutamente estarrecedoras (não são então sortudos de forma nenhuminha da silva, desculpem-me).

Trecho do site Documentos Revelados diz:

"Os autores estavam no Chile para entrevistar Salvador Allende, e, enquanto esperavam para marcar a entrevista, ficaram sabendo da chegada do grupo. Resolveram entrevistá-los. Um dos entrevistados é o Frei Tito, que, mais tarde, veio a se suicidar (em 1974, na França), assim como uma outra entrevistada, Maria Auxiliadora Lara Barcelos, que também se matou (em 1976, em Berlim). No vídeo, aparecem também Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE , Aluizio Palmar, Umberto Trigueiros Lima e Antonio Rogerio Silveira"

Não deixe de assistir. De tão intrigante, passa rápido.

Para não se achar vendo as coisas só de um lado, é bom para comparar caçar no Youtube declarações dos chefões das prisões, como Newton Cruz, Brilhante Ulstra, Leônidas Pires Gonçalves, Paulo Malhães, além de ler algo sobre o temido expoente das torturas, o delegado Fleury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário