sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ei, Dilma, vai tomar café!

Ou caju. Ou tomate cru. Qualquer coisa assim, menos o que a torcida bradava em uníssono no jogo de estréia do Brasil na Copa tupiniquim.

Cada vez fico mais convencido que maiorias, na maior parte das vezes, representam acúmulo de tolos em um mesmo lado.

Todos sonham em poder levar mulheres e crianças aos estádios de futebol. 

Homens, presença absolutamente predominante na platéia dos jogos de futebol no Brasil, são grossos e violentos, vítimas de seus iguais, muitos param de ir ou mesmo nunca nem conhecem um estádio. Outros, vão mas não levam a família nem a pau.

São tais homens em estádios brasileiros, na maioria, de classe média baixa, ou considerados pobres mesmo.

Mas nesta Copa, os preços totalmente impeditivos para mortais tem feito com que abastados sejam imensa maioria. Veja e reveja o jogo de abertura, e procure na platéia um só negro, vergonhosamente que estão neste país de brincadeirinha ainda fora dos estratos mais privilegiados financeiramente.

A platéia era nesse jogo composta de mauricinhos e patricinhas, outros tantos idosos com cara de bacana, e muitas crianças acompanhando essa burguesada toda. Beleza, normal, não roubaram, compraram o ingresso com grana que possuem, tudo certo, vamos nessa.

Mas essa elite aí, que sempre recrimina com justa razão os torcedores truculentos e muitas vezes assassinos dos clubes locais, bradava de quando em quando em catarse idiotada, palavrões e xingamentos baixíssimos direcionados à presidente Dilma.

Falta de respeito com a criança no colo do vizinho, com a esposa do cara da frente, com a mãe do cara de trás. Falta de respeito com outros homens educados.

Dilma não é muito pior nem muito melhor que Lula ou Fernando Henrique. Mas as elites paulistana e paulista, que toleram sem maior dificuldade desleais e pusilânimes, são de fato bastante agressivas, preconceituosas e mal-educadas.

Quase deu saudade dos torcedores organizados de nossos maiores clubes. Deu-se bem quem ficou diante da TV ouvindo Galvão bastante surtado - além de observar Oscar e Neymar sobrando em campo, e um juiz para lá de camarada, todos filmados em closes de tudo quanto foi lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário