terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Há poder no sangue de Valdemiro!

O autodenominado “apóstolo” Valdemiro Santiago, líder, dono da Igreja Mundial do Poder de Deus foi esfaqueado no último domingo de manhã por um fiel com cara de abestalhado e olhos esbugalhados, como todos viram pela imprensa.

A ovelha negra, um menino de 20 anos de idade, está detida em alguma delegacia de SP, talvez em ambiente bastante mais saudável que o aprisco onde costumava estar para reuniões catárticas patéticas.

O "apóstolo" de araque recupera-se muitíssimo bem, graças ao nosso bom Deus. Certamente o nosso, não o dele, pois o dele só é bom de acordo com as barganhas tresloucadas preconizadas pela teologia da prosperidade.

E graças também ao melhor hospital do país onde ele foi tratado, custeado por repasse óbvio do "salário" gordo advindo direta ou indiretamente de doações de fiéis, que vão pagando ofertas e mico, se acotovelando em corredores de hospitais públicos.

E como ato contínuo à sua recuperação, decidiu generosamente doar a camisa devidamente ensanguentada no atentado para sua própria igreja, e assim os fiéis podem tocar no artefato e serem curados de tudo quanto é doença.

E isso já está rolando! Pessoas estão tocando naquela nojeira! E o tétano? E os mosquitos? E a higiene? Será que não tem um auxiliar de enfermagem, um médico, um profissional da saúde naquele salão gigantesco para mandar parar com essa porquice?

Mas a galera está em êxtase!

Desde os reformistas do comecinho do século XVI, os protestantes (com os quais me identifico bastante), crentes, evangélicos, e sei lá mais como chamar, têm se destacado pela coerência com a Bíblia, pela sobriedade, e pela honestidade.

Mas agora tudo mudou!

Falavam "há poder no sangue de Jesus!"

E há, claro! Jesus, o filho de Deus, aquele que é um com o Pai (João 10:30), a pessoa mais importante que já pisou na Terra!

Mas agora alguns alienados acham que "há poder no sangue de Valdemiro!".

E vão atrás daquela camisa asquerosa (gente, esse homem suando com aquele chapéu e a toalhinha no pescoço já deve ser uma carniça desgraçada, imagina todo embebecido de sangue velho...)....

Meu Deus!!!

Valdemiro é egresso da Igreja Universal do Reino de Deus, onde era "bispo" (tudo sempre entre aspas, ok?). De lá saiu no final dos anos 1990, para abrir sua própria igreja. E se deu muito bem no quesito magnitude da coisa.

Sem nenhum constrangimento, bolou nome super parecido com a instituição maga-empresarial fundada pelo "bispo" Edir Macedo, seu ex-chefe.

Expediente análogo houvera sido usado pelo bonachão "missionário" R. R. Soares anos antes, ao fundar a sua Igreja Internacional da Graça de Deus, não menos bem sucedida.

Universal, Mundial ou Internacional, sendo do Reino, do Poder, ou da Graça, detidas por um autodenominado "bispo", "apóstolo" ou "missionário", as questões que ficam são:

Tais instituições são igreja? Resposta: talvez sim, pois são reuniões de pessoas, e isso é igreja.

Mas são de Deus? Resposta: que todos meditemos se sim ou não!

Fato é que todos esses líderes, ou donos de igrejas, são multimilionários. E todos à base de doações de uma maioria de pobres que sacrificam seus salários mínimos, e mesmo seus bens, cedendo aos apelos rasos dos palestrantes espertalhões.

Palestrantes tais muito provavelmente sem qualquer preparo teológico, sem conhecimento da Bíblia, com baixo estudo em geral, mas que pinçam falas aqui e ali, e organizam uma retórica maquiavelicamente funcional, às vezes usando fragmentos da própria Bíblia, e na maioria das vezes criando uma "teologia" extremamente particular.

Os ouvintes incautos emocionados, abalados psicologicamente, mandam ver nas doações, de dinheiro (que fará falta talvez na aquisição de suas cestas básicas) e de bens também - não raro, automóveis populares, seu meio de condução principal.

O maior religioso cristão de todos os tempos, indubitavelmente, foi o Apóstolo Paulo. Apóstolo, sem aspas, e iniciando a insígnia em letra capital.

Paulo era um tremendo intelectual. E era simples, humilde, conhecedor profundo da Palavra de Deus e de ciências diversas. Sua renda advinha de tecer tendas, e não de reivindicar ofertas de irmãos das tantas igrejas que abriu em vários países viajando de barco e no lombo de animais.

A todos esses religiosos ricaços, com seus milhões e bilhões de reais e dólares, e seus aviões e jóias de ouro, donos de igrejas lotadas até a tampa de incautos humildes e bem intencionados, fica o recado de Paulo proferido há 2 milênios em 2 Coríntios 11:5: 'Eu não me acho inferior a qualquer um desses 'super-apóstolos'".

Paulo era um profeta para o século XXI, gente!!!

E por falar em profeta, fica aqui algo mais pesado, asseverado pelo profeta Ezequiel em seu livro, no capítulo 34:

"Vocês, autoridades, são os pastores da igreja. Ai de vocês, pois cuidam de vocês mesmos!" - verso 2.

"Pois bem, pastores, escutem o que eu, o SENHOR Deus, estou dizendo. Juro pela minha vida que é melhor vocês me escutarem." - versos 7-8.

"Eu, o SENHOR Deus, declaro que estou contra vocês." - verso 10

E aí belezões? E vocês são muitos, do monte Oiapóque ao arroio Chuí, não apenas os mais celebrizados aí não. Tem gente igualzinha dentro e fora da TV nessa mesma parada aí de enriquecer com igreja.

Mas e aí, vocês tem mais medo do zóiudo alucinado fora (graças a Deus) do aprisco de vocês, hoje preso numa delegacia qualquer aí, ou da mão pesada do próprio Deus?

A peixeira do zóiudo é uma faquinha de rocambole perto do juízo de Deus, um Deus que pelo jeito vocês ainda não conhecem.

2 comentários:

  1. Seu texto me faz lembrar das críticas sensatas feitas pelos poucos cristãos sensatos, que se manifestam pela internet. E, como você deixou claro, há muito estelionatário religioso que passa despercebido. Dois outros, já bem conhecidos e com características diferentes das mencionadas por você, mas igualmente visando ao lucro pessoal em nome do Evangelho (só em nome, não em conteúdo, claro), são Agenor Duque (com teatralizações baratas de cura e exorcismo) e Silas Malafaia (com aparência mais tradicional e citações abundantes da Bíblia, passando a impressão de fidelidade doutrinária). Muito gostoso e descontraído seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Olha, vejo a esta altura o Silas Malafaia como o maior absurdo que tem hoje, nessa realidade dos pastores eletrônicos no Brasil. Pois é o único estudado, como vc diz cita a Bíblia com enorme fluência, etc... E embora rico em geral, não parece ser achacador de pobres, desonesto, nada disso. Mas ao invés de se posicionar tranquila e coerentemente, prefere dar uma de menino mimado, briguento, arrogante e violento.

    ResponderExcluir