quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A notícia mais importante do mundo

Ou uma delas. Pelo menos para 11 milhões de cubanos que vivem na Ilha centro-americana.

Notícia relevante também para milhões de pesoas que já conseguiram fugir do caos de Cuba, e por vezes deixaram parentes e amigos próximos sofrendo na ilha.

Historicamente, uma notícia absolutamente notável.

Com a intermediação do governo de um dos países mais fantásticos do mundo, o Canadá, e do papa católico mais legal e menos cafona talvez desde sempre, o Papa Francisco, os mandatários Barack Obama e Raul Castro combinaram ontem pronunciamento de TV ao mesmo tempo para anunciar que estavam normalizando as relações diplomáticas e algumas questões comerciais entre os países.

Falta ainda, claro, suspender o embargo econômico terrível dos EUA à Cuba. Os conservadores republicanos no congresso ianque podem melar avanços posteriores, o que seria uma grande lástima.

Dsde 1962 quando John Kennedy impôs o embargo durante o recrudescimento da Guerra Fria, o povo cubano passa um perrengue bizarro, desumano. Uma maldade. Já estive em Cuba. Uma  pobreza incrível.

Para piorar, em 1999 o namorador ultra-arrojado Bill Clinton conseguiu dar contornos ainda mais severos ao boicote e às limitações à ilha caribenha. Certamente, a insanidade constante do ditador Fidel Castro ajudou a alimentar a maldade complementar de Clinton.

Hoje o extraordinário Barack Obama e o ditador-light Raul Castro fazem talvez o início de uma nova história muito, mas muito mais bonita.

Deus abençoe os EUA, Cuba, Canadá e Vaticano. Deus abençoe o protestante Obama, o agnóstico Castro, a multi-religiosa nação canadense, e o católico estado do Vaticano.

Deus abençoe o sofrido povo cubano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário